• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • Conheça a corrupção cotidiana, aquela que você também pratica  

Conheça a corrupção cotidiana, aquela que você também pratica

Publicado em 27 de Novembro de 2018 às 18h

Corrupção, sera que você também pratica?

 

O que é corrupção? Muita gente usa a palavra, mas acha que ela esta ligada diretamente a politica. Sem se dar conta que as vezes com um jeitinho aqui, beneficiando-se de algum favoritismo aqui, outro acola.

E assim vai caminhando a humanidade reclamando da politica atual, porem sem se dar conta de que também esta sendo corrupto.

A primeira vez que eu ouvi essa palavra “CORRUPTO”, foi no programa de humor Viva o Gordo protagonizado por Jô Soares, onde ele andava o tempo todo com uma gaiola, coberta por um pano, e dentro dela, ele levava um passarinho muito peculiar chamado corrupto.

Eu era criança e durante muito tempo acreditei que corrupto era um passarinho, mas conforme vamos crescendo, entendemos o sentido da piada. Acredito eu que essa piada tenha dado mais força para acreditamos que corrupção só existe no meio politico, e o engraçado e que de 1980 pra cá não mudou muito coisa.

Mas o que significa a palavra corrupção? você sabe?

Corrupção é o efeito ou ato de corromper algo ou alguém para tirar vantagem. Corromper no sentindo de ultrapassar os conceitos de caráter, moral e ideologias de outrem, podendo por vezes conduzir indivíduos a irem contra os próprios princípios da moral e ética.

Trocando em miúdos, o ato de ser desonesto, cometer ações ilegais, o famoso jeitinho brasileiro.

Agora você deve estar pensado: “Então posso respirar aliviado, eu não me encaixo no quadro de corruptos, nem político eu sou”

Calma lá, porque as coisas não funcionam assim, porque a corrupção esta muito mais próxima do que podemos imaginar. Esta todos os dias em todos os lugares, sendo praticada pelo mais simples trabalhador, até o mais alto escalão governamental.

Conheça agora os tipos de corrupção que vivemos em nosso cotidiano

-Sonegação de imposto

-Falsificação de carteirinha escolar e outros tipos de documentos

– Compra de CNH

-Pagar o quebra no exame da CNH

-Embromar na hora extra

-Pirataria

-Desrespeito a lugares restritos a idosos, deficientes e gestantes

-No troco dado a mais por engano

-Subornando os oficiais de trânsito ou oficiais aceitarem suborno

-Qualquer tipo de gato de água, luz, tv por assinatura e outros

-Não fornecer nota fiscal

-Bater ponto para o colega que faltou

-Furar fila

-Falsificar assinatura

-Colar na prova(essa eu já fiz)

-Receber bolsa família, ou de outros projetos sociais, sem a real necessidade.

 

No meio disso tudo, temos algumas modalidades de corruptos e você pode estar encaixado no meio deles.

Corruptor

Aquele que propõe o ato ilegal para benefícios próprio.

Corrompido

Aquele que aceita a execução da ação ilegal em troca de favores.

Conivente

Individuo que sabe do ato de corrupção, mas não faz nada para evita-lo.

Irresponsável

Pessoa que normalmente esta subordinada ao corrompido ou ao corruptor, e executa ações ilegais por ordens superiores.

Existem ainda dois tipos de corrupção, a corrupção ativa e a passiva. No caso da corrupção ativa, caracteriza-se quando, por exemplo alguém oferece dinheiro a um funcionário público. Na corrupção passiva, quando um funcionário publico pede dinheiro, para facilitação do cidadão por exemplo.

Agora que já conhecemos alguns exemplos clássicos de corrupção no nosso cotidiano e o significado, você deve entender que a corrupção esta encrustada em nossa cultura desde os primórdios e não é uma exclusividade só dos políticos.

Essa situação pode ser mudada?

Bem levando em consideração que a corrupção é um problema cultural e esta grudado como uma segunda identidade do povo brasileiro. A meu ver para melhorar esse quadro seria necessário uma reeducação cidadã, alem de consciência das pessoas do que realmente é corrupção e claro deve partir do indivíduo de ele que não quer compactuar com tal ato. Leis mais duras para certos tipos de prática devem ser criadas para que as pessoas tomem consciência de que certos tipos de atitude podem levar a consequências irreversíveis.

Porque sinceramente pessoal? Vocês acreditam em quem sã consciência e de livre e espontânea vontade, o nosso povo vai deixar o jeitinho brasileiro pra lá?

No entanto tentar conscientizar as pessoas, não ofende, pois o impacto da corrupção cotidiana também impacta e muito, não só em nossa cultura mas também na nossa economia, tanto quanto a corrupção política.

Mas para que eu vou mudar, se os políticos não mudam?

Sim, esta no sentindo de cada um fazer a sua parte como cidadão? Sim, também, mas já que a grande maioria pensa de uma forma individual. Então, mudar consiste em aliviar o impacto que a corrupção cotidiana causa também em sua vida, no momento em que esta concorrendo a uma vaga de emprego por exemplo, onde você esta em desvantagem, porque outra pessoa usara do favoritismo por ser colega do gestor de RH, mesmo não sendo tão experiente para a vaga.

Existem diversos outros exemplos, mas isso eu deixo para vocês pensarem.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016