10 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego

Publicado em 20 de Fevereiro de 2019 às 19h

O Brasil vive na recessão a alguns anos, e uma melhora significativa está prevista para começar apenas em 2020. Com isso, milhões de brasileiros vivem na sombra do desemprego. Quando surge a oportunidade de uma seleção, é preciso se destacar para conseguir a tão sonhada vaga.

Para que se tenha sucesso em uma entrevista de emprego, alguns requisitos básicos são necessários. Boa comunicação, um bom currículo, objetivos paralelos com o da empresa e preparo são o minimo que um candidato precisa oferecer. Como demonstrar tudo isso nos poucos minutos de uma entrevista?

O Segredos do Mundo vai te ajudar, e selecionou algumas dicas para você arrasar na sua entrevista de emprego. Você não vai querer perder esses truques, não é mesmo?

1 – Preparação para o currículo

A preparação para uma entrevista de emprego começa na hora de fazer ou atualizar o currículo. Ele será o documento que servirá de base para o entrevistador conduzir a conversa. O documento precisa refletir sua carreira profissional até ali, como também seus objetivos. Então faça-o com carinho.

2 – Confiança

Para ter um bom desempenho, é preciso ter confiança em si mesmo. Isso acontece por que você vai se sentir mais a vontade se sentir que é capaz de ocupar a vaga. Para isso, é preciso dar um chega para lá na ansiedade e acreditar no seu potencial profissional.

3 – Primeiras impressões

Em uma entrevista de emprego o ditado está certo: a primeira impressão é a que fica. Isso por que você terá apenas essa oportunidade mostrar quem você é a sua experiência.

4 – Linguagem corporal

Power posing é manter uma postura confiante, que ajuda na hora de conseguir a sonhada vaga de emprego. Essa postura é transmitida através de linguagem corporal, se mostrando sempre aberto ao dialogo e nada de se reprimir, como com os braços fechados e tiques nervosos, como esfregar as mãos ou piscar demais.

5 – Faça uma pesquisa antes da entrevista

Parece óbvio, mais muitas pessoas não se preparam para uma entrevista de emprego. É necessário fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa e o cargo que deseja ocupar. As vezes, vale a pena conversar com pessoas que trabalham no local e até fazer uma visita, se for permitido. Acredite, seu desempenho vai ser bem melhor.

6 – Estude as perguntas mais comuns

Existem perguntas básicas que caem em qualquer entrevista de emprego. Por isso estude as perguntas básicas, como:

  • Por que você se interessa em trabalhar na empresa?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Do que você mais se orgulha?
  • Quais são suas maiores conquistas?Onde quer estar em 5 anos?

7 – Necessidades da empresa

Apesar de procurar conquistar a vaga, você precisa ficar atento as necessidades da empresa. Pense e pesquise quais são as necessidades da empresa, e leve isso na cabeça para a entrevista, mostrando o quanto pode ser necessário para aquele ambiente.

8 – Demonstre seu desenvolvimento profissional

Mostre os valores obtidos nas empresas que trabalhou, como também seu aprendizado e as formas como contribuiu para seus outros empregos. Isso é um jeito de mostrar como você aprendeu ao longo da sua carreira até ali.

9 – Comunicação

A comunicação é a competência mais básica que um funcionário precisa demonstrar. Sem esta competência, você não conseguirá fazer absolutamente nada do que listado anteriormente. Não se esqueça de que a prática é essencial, então treine, pratique e desenvolva esta habilidade.

10 – Perguntas relevantes

Para finalizar, as suas perguntas também são importantes. Na hora que o recrutador te perguntar se você tem alguma questão, tire suas dúvidas, todas elas. Isso demonstra o seu interesse.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016