A longevidade dos animais depende muito da qualidade de vida deles e de algumas características físicas
Infelizmente a expectativa de vida dos cães costuma variar entre 10 e 13 anos, o que é muito pouco se compararmos com os números destinados aos humanos (em torno de 75 anos no Brasil). Perder o animal de estimação é um momento muito doloroso para qualquer dono, mas inevitável. Por isso, muitas pessoas preferem as raças de cachorro com maior longevidade na intenção de adiar esse sofrimento
Geralmente as raças de cachorro de pequeno porte vivem mais do que as de grande, mas vale lembrar que nada é uma regra. Vira latas também podem ter um tempo de vida bem grande. Por exemplo, de acordo com o Guinness (livro dos recordes), o cão mais velho do mundo atingiu os 30 anos e era uma mistura de dachshund, beagle e terrier.
PUGS:
O maior problema de saúde que atinge esses cães é o respiratório, causado pelo focinho achatado. Mas, como já existem tratamentos e cuidados eficazes, isso não é algo muito determinante na quantidade de anos que esse cachorro viverá.
Os Pugs costumam ter uma expectativa de 13 anos, podendo chegar aos 14.
9. Schnauzer Miniatura
O Schnauzer Miniatura é ativo durante toda a vida
Os cachorros idosos dessa raça podem mudar na aparência, mas costumam continuar muito ativos e brincalhões. A maior parte sofre com Atrofia Progressiva da Retina, um problema ocular não fatal.
Um Schnauzer Miniatura vive no máximo 14 anos.
8. Boston Terrier
Mesmo tendo o focinho achatado o Boston Terrier vive muito tempo
Assim como os pugs esses cachorros possuem o focinho achatado e problemas respiratórios, além de grandes chances de surdez e cegueira. Nenhum desses causa sua morte.
O Boston Terrier costuma viver em torno de 13 anos, mas alguns podem chegar ao 15º aniversário.
7. Dachshund
O Dachshund é mais conhecido como 'salsicha'
O famoso salsicha tem como principal problema de saúde a doença do disco intervertebral, por ser muito comprido. Nada que influencie diretamente a expectativa de vida.
Esses cães podem chegar aos 15 anos.
6. Lhasa Apso
Lhasa Apso é um boa opção para quem quer um cachorro que vive bastante
Nenhuma doença afeta um grande número dos cães dessa raça e a maior preocupação dos donos costuma ser luxações e outros problemas pequenos.
Sendo assim, um Lhasa Apso pode chegar ao 15º aniversário facilmente.
5. Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)
O Lulu da Pomerânia é a quinta raça de cachorro que mais vive no mundo
Assim como os Lhasa Apso, a luxação da pata é o problema mais encontrado neles. Também vivem cerca de 15 anos.
4. Beagle
É muito comum encontrar Beagles idosos por aí
Esse cachorro de caça sofre principalmente com a obesidade por serem muito gulosos e com alergias. Nada que um dono cuidadoso não resolva rapidamente.
Um Beagle pode viver até 16 anos. Mas, como sempre há uma exceção, um exemplar chamado Bucht morreu com 29 anos, ele morava na Virgínia, Estados Unidos, com a família.
3. Maltês
O Maltês é também um ótimo cachorro para apartamentos
Sofrendo poucas modificações genéticas em seu desenvolvimento, esse cachorro não apresenta nenhuma preocupação maior com a saúde.
Um Maltês pode chegar até 18 anos.
2. Poodle
O poodle é também um dos cães mais inteligentes do mundo
Considerado também um dos cachorros mais inteligentes do mundo, o Poodle costuma apresentar adenite sebácea, torção gástrica ou Doença de Addison.
Mesmo assim um exemplar costuma viver cerca de 18 anos.
1. Chihuahua
O Chihuahua é um dos menores cachorros do mundo
Uma das menores raças de cachorro do mundo está também entre as que vivem mais. Como apresentam poucas complicações na saúde, podem chegar a idade de 20 anos.