• Home  
  •   
  • Saúde e beleza  
  •   
  • Dificuldade em diferenciar esquerda e direita? Descubra qual o motivo e como resolver!  

Dificuldade em diferenciar esquerda e direita? Descubra qual o motivo e como resolver!

Publicado em 27 de Dezembro de 2017 às 09h

Uma boa parte das pessoas, assim como eu, tendem a ter certa dificuldade na hora de diferenciar as direções da esquerda e direita. Isso prejudica bastante atividades corriqueiras, como ensinar um caminho para alguem, tentar seguir orientações para chegar em algum lugar, e até mesmo achar as coisas ao seu redor. O Mais grave  é que isso também é frequente em pessoas com alto nível de inteligência, e por exemplo, já ouveram relatos de graves erros médicos por causa dessa dificuldade.

 

O problema se agrava diante da imcoompreensão das pessoas, cuja maioria não entende a condição. Muito das ezes acabam por soltar piadas, gozações por  o indivíduo ter essa dificuldade, e isso pode, com o tempo, ocasionar outros problemas.

Apesar das piadas e gozações, a primeira coisa que voce deve saber, que essa dificuldade é inteiramente normal e bastante frequente. Cerca de 20% da população tem alguma dificudade nesse sentido(desculpe o trocadilho).

A realidade é que esse problema pode ser causado por diversos fatores, como condições psicológicas e neurológicas especias. Um exemplo é uma pessoa com TDA(transtorno de déficit de atenção). Geralmente essas pessoas tem uma "atividade celeral mais acelerada" e deixam de prestar atenção naquilo que seus celebros consideram irrelevantes. Pessoas com TDA geralmente encontram momentos de dificuldade no trabaho ou nos estudos, no entando, a "acelereração" de seus pensamentos, apesar de produzirem desatenção, quando direcionados para uma atividade adequada, conseguem resultados distintos! muita das vezes, um portador de TDA tem um QI(Quociente de Inteligência) maior que "pessoas comuns".

Em suma, A maioria das pessoas que não conseguem distinguir a direita da esquerda tem um QI acima da média.  Sendo mais frequente em Canhotos.

Alguns estudos apontam para que esse problema tenha relação com a simetria entre os hemisférios do célebro. Por isso que Canhotos , tem com mais ferquencia esta dificuldade, já que costumam desenolver habilidades com os dois lados do celebro.

Então, nao se trata de nenhum grau de debilidade, muito pelo contrário, esse problema é sinal de altas capacidades em outras áreas.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a diminuir esse problema. Coisas smples que irão fazer grande diferença.

Primeiro: Compre um relógio de braço ou uma pulsera, ou uma fita,  para dentificar as direções.  

Segundo: Lembre-se de que lado fica o coração.

Algumas referências:

Hannay, H. J. et. Al. (1990) Self-report of right-left confusion in college men and women. Percept Mot Skills; 70(2): 451-257.

Hirnstein, M. et. Al. (2009) Sex differences in left–right confusion depend on hemispheric asymmetry. Cortex; 45; 891–899.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016