• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • DE ACORDO COM ESTUDOS SUPER OCEANO ESTÁ SE FORMANDO NO PLANETA TERRA  

DE ACORDO COM ESTUDOS SUPER OCEANO ESTÁ SE FORMANDO NO PLANETA TERRA

Publicado em 17 de Fevereiro de 2019 às 20h

Os seres humanos andam sobre a crosta terrestre (também conhecida como litosfera), estamos na camada mais superficial do planeta. A litosfera funciona, basicamente, como um quebra-cabeça. Ela é formada por placas tectônicas que se encaixam umas nas outras, mas nunca ficam paradas no mesmo lugar por muito tempo.

Diversos estudos já demonstraram que o movimento das placas tectônicas é constante e, a cada ano, elas se deslocam alguns centímetros em determinada velocidade. Esse movimento, no entanto, é tão lento que torna-se imperceptível para nós. Mas, a longo prazo (em alguns bilhões de anos), ele pode mostrar os seus efeitos.

Por conta desse fenômeno, a configuração dos continentes já sofreu inúmeras mudanças. 320 bilhões de anos atrás, existiu a Pangeia, que foi o último supercontinente formado do qual temos conhecimento - uma única faixa de terra gigante no nosso planeta. O deslocamento constante das placas gerou, tempos depois, as Américas, a Europa, África, Oceania e Ásia, tal como as conhecemos.

Em um estudo recente, publicado no Science Direct, cientistas apontam a possibilidade de um novo supercontinente já estar sendo formado. Processo que irá levar alguns bilhões de anos para se concluir e tornará o Oceano Pacífico o único restante no planeta. Os pesquisadores explicam que isso vai acontecer devido aos fenômenos de "introversão" e "extroversão" causados pelo movimento das placas. 

Na introversão, as águas que mantêm os continentes afastados são sugadas para dentro do planeta. Dessa forma, os territórios se unem e um superoceano se forma. Em contrapartida, na extroversão, o superoceano vai para o interior da Terra e os continentes se separam. Segundo os cientistas, esses fenômenos se alternam. Portanto, após um momento de introversão, acontecerá a extroversão. Zheng-Xiang Li, um dos autores desse estudo, afirma que o próximo supercontinente será bem similar à Pangeia.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016