Como a música pode influenciar durante a infância

Publicado em 26 de Novembro de 2018 às 11h

Estamos acostumados com a músicadesde quando nascemos. Logo em nossos primeiros dias de vida, escutamos cantigas de ninar, ouvimos nossos pais cantando para nós e, com o tempo, passamos a escutar o que mais nos agrada.

A música sempre está presente, marcando diversos momentos de tristeza, felicidade, viagens que fizemos e festas que participamos.

A verdade é que todo ser humano precisa de música, por uma questão de necessidade da alma e do corpo, para acalmar ou até para animar. A música é um meio pelo qual as pessoas podem se desligar dos seus problemas momentaneamente e curtir por uns quatro minutos seu mundo interior.

Segundo pesquisas realizadas no exterior a música auxilia na conexão entre os neurônios. Quanto maior a conexão, maior será a inteligência, ou seja, a música é uma espécie de conectivo que estimula o cérebro para aprender mais e capacitar melhor suas funções.

Desde a barriga da mãe a criança é capaz de ouvir, de início o bebê escuta as vozes dos familiares, principalmente da mãe, isso já o faz reconhecer a voz de cada um. As vozes se tornam músicas para o ouvido dos bebês.

Benefícios da música da vida das crianças

A música possui diversos benefícios para o ser humano, em diversas etapas da vida e atualmente as pesquisas para saber sobre o assunto está cada dia mais frequente.

As escolas estão incluindo a música cada dia mais cedo na vida dos alunos.

Atualmente muitas escolas seguem com oficinas de música desde cedo, ensinando os sons, maneiras de tocar e até criando instrumentos musicais de brinquedos, com materiais recicláveis. Há vários trabalhos escolares que envolvem música e isso ajuda no desenvolvimento do ser humano.

Um dos benefícios que a música traz é manter as crianças calmas e alegres. É muito comum ver os pequenos cantando enquanto brincam, seja na escola ou em casa. A música na hora da brincadeira os ajudam a manter o ânimo.

Atualmente há diversos cantores voltados para o lado infantil, porém com o propósito de ensinar, como a Galinha Pintadinha, Patati Patatá, entre muitos outros, que prendem a atenção e os incentivam a exercitar a fala, a coordenação motora, inclusive ensina-os os nomes das cores, a contar os números e também a diferenciar as formas.

As melodias são o que compõem a música e é ela que faz manter a pessoa agitada ou calma. As melodias mais calmas ajudam as crianças a ter um sono tranquilo. É só imaginar a situação, como eles possuem uma energia muito alta, gastam praticamente toda em brincadeiras e chega a hora que precisam dormir, mas não basta colocá-los na cama e exigir que durmam, as melodias calmas, após um banho, o ajudam a relaxar, garantindo uma excelente noite de sono.

Com o tempo muitos acabam ganhando o interesse pelos instrumentos e resolvem aprender a tocar algum de sua preferência. Aprender a tocar instrumentos é importante no desenvolvimento, pois auxilia na coordenação motora, além de exercitar o cérebro.

Resumindo, a música influencia na infância, ajudando as crianças a terem mais foco, paciência, dedicação, coordenação motora, aprendizado, desenvolvimento, tornando-os muito inteligentes.

A música sempre fará bem e é muito importante estar sempre presente na vida cotidiana de qualquer um.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.

Veja também

A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016