• Home  
  •   
  • Ciência  
  •   
  • OS VULCÕES MAIS MORTAIS DA HISTÓRIA  

OS VULCÕES MAIS MORTAIS DA HISTÓRIA

Publicado em 6 de Junho de 2018 às 17h

Você pesou que muitas pessoas no mundo vivem com um medo constantemente de que o vulcão próximo de suas cidades resolva entrar em erupção? 

Embora muitos vulcões estão em regiões submersas pelo mar, existem vulcões em terra muito perigosos. Veja alguns vulcões que arrasaram com cidades:

Vulcão Nevado Del Ruiz

Em 1985 o vulcão Nevado Del Ruiz localizado na Colômbia entrou em erupção derretendo uma geleira que inundou uma cidade repentinamente matando 25 mil pessoas. A destruição acabou com o município de Armero.

O símbolo da tragédia de Armero foi Omayra Sánchez, uma garotinha que agonizou por 60 horas em frente às câmeras de televisão do mundo todo.

Monte Pelée

A explosão do Monte Pelée em 1902 matou cerca de 30 a 40 mil pessoas. A tragédia aconteceu na ilha de Martinica, na América Central. A cidade de Saint-Pierre, localizada no sopé da montanha, foi totalmente destruída. 

Vulcão Krakatoa

O vulcão Krakatoa se localiza na indonésia, e em 1883 explodiu matando 36 mil pessoas. 

A ilha desapareceu quando o vulcão entrou em erupção. Esta é considerada a segunda erupção vulcânica mais fatal da história e a sexta maior erupção do mundo.

O vulcão não parou de expelir lava e houve outras erupções durante todo aquele ano. 

Vulcão Tambora

Mas a erupção que matou mais gente em toda a história foi a do vulcão Tambora, na ilha de Sumbawa, na Indonésia em 1815.

O vulcão expludiu matando 92 mil pessoas. Uma verdadeira tragédia. A erupção foi forte atingindo o nível 7 no Índice de Explosividade Vulcânica (IEV). Foi a erupção que mais matou pessoas que se tem registro.

Depois da erupção, a montanha do vulcão ficou com metade da altura anterior e formou-se uma enorme caldeira onde atualmente contém um lago. 
 

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016