• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • 10 Gestos que revelam mais sobre você do que suas palavras  

10 Gestos que revelam mais sobre você do que suas palavras

Publicado em 12 de Fevereiro de 2018 às 12h

A linguagem corporal representa a imagem que transmitimos ao mundo, e é ela que determina, em boa parte, a maneira como somos enxergados pelas outras pessoas. Daí a importância de se estudar nossas próprias ações.

#10. Morder os lábios

Pode ter dois significados.

  • Expressar rejeição com relação a algo que você mesmo disse, revelando falsidade em suas palavras ou indicando que você tem algo a esconder.
  • Desejo sexual, se você estiver conversando com alguém por quem sente interesse.

#9. Dedos cruzados

Aqui, falamos daquelas horas em que você entrelaça os dedos deixando-os retos, com um espaço entre as palmas das mãos.

Algumas pessoas fazem isso a vida inteira, mas aquelas que não têm esse hábito como um traço pessoal estão demonstrando ao interlocutor que querem falar de algo incômodo. Isso pode ser resultado de não se sentir à vontade no trato com aquela pessoa, com um trabalho mal realizado, uma dispensa do trabalho ou com algo que provocou um choque.

#8. Apertar os lábios

Por mais que tente disfarçar, ao exibir esse gesto no rosto, deixará claro para as pessoas ao seu redor que você está sob um alto grau de estresse.

É uma expressão facial muito comum quando as pessoas precisam encarar situações que preferiam evitar, como conversar com alguém que provocou uma mágoa no passado ou na hora de enfrentar uma calúnia.

#7. Mover muito os olhos

Movimentar os olhos e a cabeça constantemente ao falar indica muito nervosismo, inexperiência em relações sociais e falta de habilidades para se comunicar com os outros de forma eficiente. Evite a todo custo este gesto durante uma entrevista de emprego.

#6. Tocar a ponta do nariz

Você deve ter algum amigo que, ao falar, coça levemente o nariz. Isso quer dizer que ele está duvidando daquilo que fala, que não está totalmente de acordo com o que você disse ou que possivelmente está mentindo ao emitir determinada opinião.

#5. Piscar frequentemente

Quando você pisca mais de 17 vezes por minuto, provavelmente está muito nervoso. Com esse gesto, você demonstrará ao interlocutor que está se sentindo inseguro, fazendo com que a pessoa não preste atenção no que diz, mas no seu gestual esquisito.

#4. Olhos fechados e tocar na região entre nariz e olhos

Quando você conversa com alguém que fica insistentemente fechando os olhos ou tocando a área entre os olhos e o nariz, a pessoa demonstra estar avaliando suas palavras de maneira negativa. Provavelmente, seu interlocutor não está concordando com o que você fala, ainda que diga o contrário.

#3. Rir exageradamente

É sempre bom oferecer um sorriso agradável a quem está conversando conosco. Mas isso não deve acontecer com exageros. Sorrir o tempo todo e sem motivo aparente revela insegurança, desejo de ser aceito e dúvidas de que ganhará esta aceitação.

#2. Mãos entrelaçadas nas costas

Essa é uma postura tipicamente adotada por chefes. Podemos imaginar que o cargo imponha à pessoa uma sobrecarga emocional, pois esse gesto aponta a existência de muita ira, frustração e apreensão. As pessoas que andam assim certamente possuem inúmeras preocupações na cabeça.

#1. Mãos nos bolsos e ombros encolhidos

Postura muito adotada por adolescentes. Preste atenção a quem caminha dessa forma, pois a pessoa pode estar muito abatida, sentindo um desânimo generalizado em relação à própria vida. Talvez esteja sofrendo com depressão.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016