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16 receitas com ovos cozidos para mudar o cardápio

Publicado em 1 de Dezembro de 2018 às 17h

Super práticos, eles são ótimos coringas para aqueles dias em que bate a preguiça de cozinhar. Que tal aprender novas formas de adicionar o ovo cozido no seu cardápio? Confira abaixo!

 

1. Bruschetta de ervilha

Amasse junto 1 xíc. de ervilha cozida, 1 xíc.de ricota, ¼ de xíc. de hortelã, 1 col. (sopa) de suco de limão e sal a gosto. Divida a mistura em 4 fatias de torrada integral e finalize cada uma com rodelas de 1 ovo cozido. Salpique páprica em pó e cebolinha picada.

Serve 4 porções. Por porção: 202 cal., 8g de gord. totais, 19g de carb., 4g de açúcar, 330 mg de sódio, 4g de fibra, 14g de prot.

 

2. Carpaccio de ovo

Coloque em um prato 4 ovos cozidos em fatias e 1 xíc. de rabanete fatiado de forma que um fique apenas levemente por cima do outro. Tempere com sal, pimenta, 1 col. (chá) de azeite e 1 col. (chá) de vinagre de vinho. Salpique com brotinhos de verduras ou rúcula.

Serve 2 porções. Por porção: 227 cal., 18g de gord. totais, 4g de carb., 2g de açúcar, 269 mg de sódio, 1g de fibra, 13g de prot.

 

3. Para petiscos

Em um liquidificador, bata ½ xíc. de iogurte grego, 1 abacate descascado e sem caroço, 2 ovos cozidos, ¼ de xíc. de salsinha, ¼ de xíc. de manjericão, 2 cebolinhas, 1 dente de alho, suco de ¼ de limão, ¼ de col. (chá) de pimenta-caiena e ¼ de col. (chá) de sal.

Serve 4 porções. Por porção: 121 cal., 8g de gord. totais, 6g de carb., 2g de açúcar, 168 mg de sódio, 3g de fibra, 7g de prot.

 

4. Para salada

Bata no liquidificador ¼ de xíc. de maionese light, 1 ovo cozido, ¼ de xíc. de tomates secos em conserva, suco de ½ limão, 2 col. (chá) de mostarda dijon e 2 dentes de alho. Enquanto bate, vá adicionando aos poucos ¼ de xíc. de azeite de oliva.

Serve 12 porções. Por porção: 112 cal., 12g de gord. totais, 1g de carb., 0g de açúcar, 85 mg de sódio, 0g de fibra, 2g de prot.

 

5. Sopa de macarrão instantânea

Em uma compota grande, misture 2 col. (chá) de shoyu, 1 col. (chá) de missô branco, 1 col. (chá) de óleo de gergelim, 1 col. (chá) de gengibre e ½ col. (chá) de molho Sriracha. Coloque por cima 28g de espaguete cortado em pedaços pequenos, 1 ovo cozido cortado ao meio e 1 cebolinha picada. Cubra com água fervente, sele a compota e deixe por 10 minutos.

Serve 1 porção. Por porção: 275 cal., 11g de gord. totais, 34g de carb., 6g de açúcar, 767 mg de sódio, 5g de fibra, 12g de prot.

 

6. Ovos masala

Em um processador ou liquidificador, bata 10 tomates médios, 2 cebolas picadas, 2 dentes de alho, 1 col. (chá) de gengibre, 1 col. (chá) de garam masala e ¼ de col. (chá) de pimenta-caiena em pó. Transfira para uma panela e ferva por 15 minutos. Adicione 4 ovos cozidos e continue aquecendo por mais 5 minutos.

Serve 2 porções. Por porção: 285 cal., 11g de gord. totais, 32g de carb., 13g de açúcar, 815 mg de sódio, 4g de fibra, 19g de prot.

 

7. Sanduíche caprese de ovo

Corte um pão do tipo English Muffin ao meio e disponha em cada: 1 col. (chá) de pesto, 1 fatia de tomate, 1/2 ovo cozido fatiado e 1 col. (sopa) de queijo muçarela picado. Coloque

na grelha até que o queijo derreta,

por cerca de 30 segundos.

Serve 1 porção. Por porção: 301 cal., 13g de gord. totais, 29g de carb., 2g de açúcar, 438 mg de sódio, 1g de fibra, 16g de prot.

 

8. Ovo brûlée com limão

Corte 1 ovo cozido ao meio no sentido horizontal. Tempere com uma pitada de sal, ½ col. (chá) de suco de limão e 1 col. (chá) de açúcar de coco. Grelhe até que o açúcar caramelize, por cerca de 2 minutos.

Serve 1 porção. Por porção: 93 cal., 5g de gord. totais, 5g de carb., 5g de açúcar, 304 mg de sódio, 0g de fibra, 6g de prot.

 

9. Quinoa de ovo e cebolinha

Grelhe um maço de cebolinha até que fique macia. Misture 2 col. (sopa) de azeite, 1 col. (sopa) de suco de limão e 1 col. (chá) de mostarda dijon. Cozinhe 2 xíc. de quinoa e as cubra com o molho e as cebolinhas picadas. Sirva com 2 ovos cozidos e estragão no topo.

Serve 4 porções. Por porção: 222 cal., 12g de gord. totais, 23g de carb., 2g de açúcar, 132 mg de sódio, 3g de fibra, 8g de prot.

 

10. Salada de ovos com espinafre

Em um bowl, jogue 2 xíc. de espinafre-baby, ½ xíc. de tomate-cereja cortado ao meio, ½ xíc. de pimentão-amarelo fatiado, 2 col. (sopa) de amêndoas trituradas e um pouco de vinagre de vinho tinto. Sirva com um ovo cozido no topo.

Serve 1 porção. Por porção: 197 cal., 11g de gord. totais, 15g de carb., 5g de açúcar, 146 mg de sódio, 6g de fibra, 11g de prot.

 

11. Pizza de ovos na massa pita

Espalhe 2 col. (sopa) de feijões- mexicanos em uma fatia de pão pita integral. Cubra com ¼ de xíc. de salsa, 1 ovo cozido fatiado e 3 col. (sopa) de queijo tipo Monterey Jack. Asse a 220°C até que o pão fique crocante e o queijo derreta, por cerca de 10 minutos.

Serve 1 porção. Por porção: 341 cal., 13g de gord. totais, 37g de carb., 6g de açúcar, 1.083 mg de sódio, 7g de fibra, 20g de prot.

 

12. Quibe recheado de ovos

Misture 1 xíc. de carne de porco moída, 1 cenoura média picada, 1 pimenta-caiena picada e ½ col. (chá) de sal. Use a mistura de carne para embrulhar cada um dos 6 ovos cozidos e asse em uma assadeira coberta com papel manteiga por 30 minutos a 180°C.

Serve 6 porções. Por porção: 106 cal., 6g de gord. totais, 2g de carb., 1g de açúcar, 253 mg de sódio, 0g de fibra, 10g de prot.

 

13. Salada de pepino ao curry

Corte 1 pepino ao meio no sentido do comprimento e remova as sementes. Em uma tigela, misture 4 ovos cozidos picados, 3 col. (sopa) de iogurte grego, ¼ de aipo picado, 2 col. (sopa) de cebolinha picada e 1 col. (chá) de curry em pó. Recheie o pepino com a mistura.

Serve 2 porções. Por porção: 189 cal., 11g de gord. totais, 6g de carb., 4g de açúcar, 266 mg de sódio, 2g de fibra, 16g de prot.

 

14. Massa de ovo e salmão defumado

Em uma panela em fogo baixo, derreta 60g de cream cheese semidesnatado, 2 col. (sopa) de parmesão em fatias, 2 col (chá) de suco de limão, 1 col. (chá) de mostarda dijon e ¼ de pimenta-calabresa. Misture com 120g de fettuccine cozido, 30g de salmão defumado picado e ½ xíc. de pimenta-vermelha triturada. Finalize com 2 ovos cozidos picados, ¼ de xíc. de manjericão e 1 col. (sopa) de alcaparras.

Serve 2 porções. Por porção: 492 cal., 15g de gord. totais, 51g de carb., 4g de açúcar, 773 mg de sódio, 3g de fibra, 35g de prot.

 

15. Em conserva com beterraba

Misture ¾ de xíc. de água, ¾ de xíc. de vinagre de maçã, 1 beterraba média picada, 2 col. (sopa) de açúcar, 1 col. (sopa) de pimenta-preta e 1 col. (chá) de sal. Deixe marinar por 5 minutos. Coloque 4 ovos cozidos em uma compota grande, cubra com a mistura de beterraba e deixe por 24 horas. Para servir, corte os ovos ao meio e tempere com zaatar.

Serve 4 porções. Por porção: 87 cal., 5g de gord. totais, 3g de carb., 3g de açúcar, 304 mg de sódio, 0g de fibra, 6g de prot.

 

16. Ovos dourados

Misture ¾ de xíc. de água, ¾ de xíc. de vinagre de arroz, 1 col. (sopa) de açúcar, 2 col. (chá) de pó de açafrão-da-terra, 2 col. (chá) de semente de mostarda e 1 col. (chá) de sal. Deixe marinar por 5 minutos. Em uma compota grande, coloque 4 ovos cozidos, 1 pimenta-jalapeño picada e 2 dentes de alho fatiados e cubra com o líquido. Deixe descansar por 24 horas.

Serve 4 porções. Por porção: 86 cal., 5g de gord. totais, 3g de carb., 2g de açúcar,

303 mg de sódio, 0g de fibra, 6g de prot.

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