Como fazer uma granola caseira perfeita

Publicado em 17 de Janeiro de 2019 às 08h

Ingredientes para granola caseira


Mas como ensinar a fazer granola sendo que cada um pode inovar a fazer seu próprio mix? Bem, apesar do preparo ser livre, existe uma fórmula base que você deve seguir para conquistar uma consistência boa e não deixá-la muito melecada e nem esfarelenta.

Grãos


Coloque 3 xícaras de chá de algum grão em flocos para montar a base da sua granola. O mais comum de se encontrar é a aveia em flocos, mas você pode optar por outros tipos, como centeio, cevada, etc.

Você também pode colocar pequenos grãos, como quinoa, para dar crocância à granola. Germe de trigo ou farelo de trigo também são bons para sua saúde e ajudarão a unir a granola. Coloque de uma a duas colheres no mix.

Castanhas e sementes


Coloque 1 ½ xícara de chá de castanhas e sementes para dar ainda mais sabor na sua granola. Aqui, vale semente de girassol, de abóbora, castanha-de-cajú, linhaça, castanha-do-pará, amêndoas, pistache ou aquele mix de nuts que traz umas 4 variedades de castanhas.

Lembre-se de comprá-las picadas ou corte-as em tamanhos pequenos para que não fiquem grandes na granola.

Se você comprar castanhas e sementes cruas, misture-as com o resto dos ingredientes e coloque sua granola para assar. Caso compre-as já tostadas, espere até que a granola saia do forno para incorporar esse ingrediente ao mix.

Frutas secas


As frutas secas são totalmente opcionais, mas caso opte por colocá-las na sua granola, espere até que ela saia do forno. Aqui, você pode escolher ½ xícara de chá das frutas secas que preferir, como uva-passa, banana passa em pedaços, damasco em cubos, etc.

Adoçante


Os adoçantes líquidos, como mel e agave, funcionam bem porque revestem a mistura de granola uniformemente, sem deixar pelotas ou textura granular estranha. Combine esse tipo de adoçante com um pouco de açúcar mascavo para que a borda da granola fique caramelizada e crocante. Tente não usar açúcar branco refinado, porque ele não irá incorporar bem ou adicionar sabor.

Use ½ xícara de chá de adoçante líquido.

Óleo


O óleo é importante porque faz com que a granola fique mais crocante, evita que ela se transforme em uma bagunça melecada e dá ainda mais sabor à mistura. Use ¼ de xícara de chá de óleo de sua preferência, azeite extra-virgem ou óleo de coco.

Especiarias


Não se esqueça de colocar uma pitada de sal na receita! Ela fará com que os sabores fiquem mais acentuados e deixará a granola ainda mais gostosa. Caso queira, coloque especiarias  de sua preferência, como canela, cardamomo e gengibre.

Chocolate


Não é essencial colocar chocolate na sua granola, mas garantimos que ele deixará seu mix ainda mais gostoso! Você pode colocar ¼ de xícara de chá de chocolate em pó junto com os demais ingredientes secos antes de levar ao forno ou colocar chocolate ou cacau picado em pedacinhos depois que a granola estiver fria pós forno (a não ser que você queira que o chocolate derreta).

Como fazer granola caseira


Ingredientes escolhidos e separados? Então está na hora de fazer essa granola deliciosa!

Misture os ingredientes secos (grãos, castanhas, sementes, sal e especiarias) em uma cumbuca.
Coloque o óleo e o adoçante e misture bem.
Espalhe a mistura em uma assadeira com bordas altas. Se achar necessário, forre-a com papel manteiga para a granola não grudar.
Leve ao forno de 30 a 45 minutos à 150°C. Como os fornos são diferentes entre si, fique de olho na granola para que ela fique dourada, mas não queime. Lembre-se de que ela só ficará crocante após fria, então não espere tirar uma granola já crocante direto do forno.
Deixe que a granola esfrie completamente na assadeira e depois coloque-a em um pote hermético.
Caso queira que sua granola fique solta, misture o mix a cada 20 minutos enquanto ele estiver no forno. Caso queira pedaços maiores e mais grosseiros, pule essa dica.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016