Alimentos Ricos em Glutamina Para Dieta

Publicado em 9 de Janeiro de 2019 às 12h

O Que é a Glutamina?


Trata-se de um aminoácido que tem produção pelo corpo e, portanto, chama-se “aminoácido não essencial”. Ele atua no fortalecimento da imunidade e na redução de quebras teciduais dos músculos.

Além disso, promove o estímulo do crescimento muscular, auxiliando na entrada dos aminoácidos na região celular dos músculos, aprimorando o processo de recuperação das atividades físicas.

Este aminoácido pode ser disposto em quatro formatos:

L-glutamina;
Glutamina livre ou Glutamina dipeptídeo;
Glutamina malato.

O primeiro formato tem ação de reparar o intestino, porque é fonte energética principal dos elementos celulares da região intestinal.

Os outros formatos são indicados para a finalidade de suplemento em nutrições de esportes, porque facilitam o crescimento e preservação da massa dos músculos.

A glutamina é usada em ambientes clínicos para auxiliar a resolução da imunidade, proporcionando um tratamento eficaz.

Ela também reduz o tempo de internação nos hospitais.

Alimentos Ricos em Glutamina Para Dieta
 

Dentre os principais Alimentos Ricos em Glutamina Para Dieta, em nosso dia-a-dia, encontramos o aminoácido nos seguintes produtos:

  • Peixes e Carnes;
  • Ovos;
  • Leite;
  • Iogurte;
  • Feijão;
  • Favas;
  • Queijo;
  • Repolho;
  • Ervilhas;
  • Salsa;
  • Beterraba;
  • Couve;
  • Espinafre.

Alimentos Ricos em Glutamina Para Dieta: Ovos


Estes ovos devem ser derivados das aves que não passaram pelo processo de utilização de injeção hormonal.

Consumir 2 ovos e 3 claras de manhã, para o fornecimento do quantitativo necessário de minerais, vitaminas e aminoácidos do organismo é essencial para a dieta.

Alimentos Ricos em Glutamina Para Dieta: Iogurte
O iogurte apresenta diversas vantagens para a saúde. Dentre elas, a melhora da contagem de bacilos do intestino e do processo de digestão.

Adicionar em sua alimentação este produto, se estiver procurando fonte de glutamina. Faça em casa o iogurte.

Prefira isso, do que comprar o de baixo teor do aminoácido no mercado. Adicionar o produto em maioneses, lanches ou frutas.

Alimentos Ricos em Glutamina Para Dieta: Carne


Trata-se de uma excelente fonte proteica. O frango, a carne de boi e o cordeiro são ricos em glutamina. Ainda, o peixe da água marítima apresenta um maior quantitativo do aminoácido do que os de água doce.

É possível fazer a vaporização do alimento, grelhar ou adicioná-lo em saladas e sopas. Inclua o alimento em alguma de suas principais refeições.

Contudo, cuide com a carne vermelha em caso de portar doença cardíaca ou hipertensão.

Evitar também consumir a carne de modo carbonizado, e sempre equilibre a dieta com folhas verdes de vegetais.

Alimentos Ricos em Glutamina Para Dieta: Leite


Este alimento faz parte dos principais alimentos que apresentam a glutamina e são eficazes para a dieta. Ele auxilia a promover a glutationa produzida pelo corpo, que é uma substância antioxidante.

O consumo do leite na parte da manhã, sem adicionar açúcar, pode promover o reabastecimento dos graus da glutamina no organismo.

Há também o fortalecimento ósseo neste procedimento.

Alimentos Ricos em Glutamina Para Dieta: Repolho Vermelho


O repolho vermelho é famoso por se destacar como um vegetal rico em glutamina. Isto auxilia na construção do sistema de imunidade, promovendo um aumento da saúde do organismo.

Adicionar o repolho em sanduíches e saladas é uma ótima ideia para a dieta. Até porque, ao fazer o cozimento do vegetal, se perde muito da glutamina que está disposta no alimento.

Receitas com Alimentos Ricos em Glutamina Para Dieta


A glutamina pode ser usada a partir de suplementação com outros aminoácidos ou na versão isolada.

Para a suplementação isolada, é possível ingerir 10g por dia, sendo 5g posteriores ao treino e 5h antes de se deitar à noite.

É possível consumir o suplemento com água ou demais suplementações de proteínas.

Ainda, o aminoácido é indicado para ser consumido em conjunto de proteína de valor alto biológico para a garantia de sua excelência.

Ao ser consumida de forma isolada, é de modo geral absorvida pelos primeiros elementos celulares do trata digestório e não se destaca na função de hipertrofia ou na melhora do sistema imunológico.

Portanto, é uma ótima ideia incluir Whey Protein, no caso daqueles que treinam.

Uma receita interessante para tal questão é a seguinte:

  • uma banana picada e congelada;
  • um scoop do Whey Protein;
  • uma colher de L-Glutamina; (se não tiver, o leite pode ser incluído)
  • 50 ml do leite de coco;
  • adoçante stevia.

Misturar todos os elementos num liquidificador ou processador. Misturar o whey com o leite, adicionando a banana aos poucos – a glutamina também, se for o caso. É preciso que a receita fique cremosa e homogênea, excelente para o consumo na hora.

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