Voce sabe o que é uma fintech?

Publicado em 9 de Fevereiro de 2018 às 12h

Fintech é a combinação das palavras em inglês financial (finanças) e technology (tecnologia).

A tecnologia com serviços financeiros para mudar os paradigmas da forma como conhencemos. Elas estão surgindo para desafiar os tradicionais canais bancários.

As fintechs vem embutidas em uma variedade ferramentas tais como;fornecimento de cartão de crédito (tipo pré-pago), intermediações e processamentos de pagamentos, empréstimos, investimentos, transferência de dinheiro, geração de boletos bancários, entre outros.


Muios serviços acima citado tem semelhanças com os tradicionais bancos, porém a exclusividade está na experiência do usuário, no que diz respeito ao custo, flexibilidade, ausência excessiva de burocracia e mobilidade.

Dados consultados na  Venture Scanner, mostra que existe uma certa sub-divisão de categrias, como;soluções de pagamentos, finanças pessoais, empréstimos, soluções para pequenos negócios etc., 

Exemplo no Brasil temos:

*Organizando suas Finanças - Guiabolso e Mobills
*Banco digital- Nubank e Banco neon
*Robôs investidores - Magnetis e Vérios
*Cotação de empréstimos - Credito samba e Y-bank
*Gestoras de investimento - Easynvest e Orama
*Cobrança por boletos - Y-bank

Essas fintech é uma entre várias que estão surgindo. Interessante notar que elas tem em comum o sucesso do usuário, cobrando valores bem simbólicos comparados as gigantesca estrutura bancária de vários seculos.

Essa categoria é nova, mas já são realidade presente nas principais lojas de aplicativos online. Ainda que alguns são pagos, compensa pelo uso quase irrestrito de vasta quantidades de serviços, que se não estiver em sua cesta bancária, vai demandar um pagamento extra, que será sentido em seu extrato bancário.

Um exemplo de flexibilidade no app Y-bank, que oferece o serviço de geração de boletos, sem cobrar por sua geração ou eventual pagamento. Isso ocorre porque diferente de outros processadores de boletos, a conta cadastrada como cedente é a sua, ou seja, quando seu cliente paga, o dinheiro cai direto em sua conta corrente.

Os tradicionais bancos, tomam o nosso tempo e dinheiro. Isso é demais caro possuímos diante de uma sociedade subindo na mais alta estrela digital, para alcançar sua liberdade financeira, aliando  redução de custos, tempo e aumentando a eficiência.

Por hoje, ficamos por aqui!

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016