• Home  
  •   
  • Tecnologia  
  •   
  • bitcoin vai subir ou cair? Análise puramente Gráfica e Indicadores  

bitcoin vai subir ou cair? Análise puramente Gráfica e Indicadores

Publicado em 2 de Maio de 2018 às 19h

Análise Técnica e Tecnicista

Sobe ou Desce no Bitcoin ? – O presente artigo tem a intenção de analisar de modo puramente gráfica as negociações em criptomoedas, especificamente BTC/USD.

O diferencial é que não vou me ater aos fundamentos, dados gerais, notícias, acontecimentos, problemas, mas puramente em indicadores e análise gráfica de modo clássico.

Basicamente, já estamos acostumados com estas interpretações, a diferença é que vou me decorrer mais de modo expansivo, abordando como um cirurgião e dissecando inúmeros aspectos.

 

Pretende-se ver o que sai destas análises e também a reação dos leitores e investidores.

A nível de informação geral, estamos com um preço médio de negociação em 8.119 dólares e um total de capitalização em mais de US 137 bilhões de dólares.

Análises Básicas de Tendência

Primeiro de tudo, é importante compreender que desde início do ano, estivemos numa tendência de baixa, a segunda pá teve uma quebra, mas os preços voltaram a obedecer sua estrutura de queda.

 

Sobe ou Desce ?
Sobe ou Desce no Bitcoin ? 

 

Aqui já fica a principal dica, a confluência de preços com a linha de tenência. As linhas de médias móveis estão se aproximando quase havendo um cross over. Estamos utilizando a configuração de 50 períodos e de 200 períodos, e nesta configuração os preços estão consideravelmente abaixo de tudo. Segundo estes princípios, prospera uma tendência de venda.

Sempre que temos uma significativa forma de reversão, o volume é a ferramenta dos milagres, indicando a presença do movimento do mercado. Percebe-se que nos fortes indícios de vendas, os preços fizeram uma onda descendente, e nos fortes indícios de compras, os preços fizeram uma onda de alta.

Deste modo, para registro, temos o preço já na casa de 7.900 e uma barra sendo menor do que a do dia anterior. Preste atenção, se o dia fechar com uma barra vermelha maior, força vendedora, se o dia fechar com barras vermelhas menores, perda da força vendedora, e se o dia fechar com uma barra verde maior, os compradores estão entrando. É outra boa indicação de movimentação.

Outra manifestação que sempre levamos em consideração é a presença de padrões de candles, pois é, nem sempre a estrela cadente que orienta os Reis Magos é um sinal de iluminação.

O padrão de estrela cadente acompanha muito o BTC, sempre deixando rastro de reversão, para que aconteça, é preciso fazer uma sombra alta com um pequeno corpo de baixo e no próximo dia os preços têm que confirmar com indicações de baixas.

As motivações são de que os compradores estão com os bolsos pra fora de tantos vendedores que entraram naquele ponto, e todos cedem com vendas em massa no ponto em destaque, formando alguns pontos para baixo nas negociações.

Tivemos alguns dias atrás esta formação, a situação presente é de queda.

Ok, tudo simples, vamos complicar um pouco.

Indicadores Adicionais

O indicador para representar a volatilidade muito usual se chama Banda de Bollinger na configuração básica de 20,2. A ferramenta dá uma medida de tendência a médio prazo e momentos de exaustão com possibilidades de reversão.

 

Sobe ou Desce no Bitcoin?
Sobe ou Desce no Bitcoin ? 

A média móvel central do indicador é de 20 períodos com desvios de +2 e -2 para estruturar a formação de movimentação de preços.

O que percebemos no gráfico atual diário é de uma aproximação de toques na linha inferior. Tendo a conjunção de volumes em diminuição de força vendedora, tecnicamente tudo aponta para preços baterem em suportes próximos e fazerem uma reversão.

Como a tendência gerada ainda é de queda, a reversão pode ser pequena, as melhores confirmações de compras estão a serem esperadas, as compras podem serem aplicadas de modo técnico, enfatizando os momentos de reversão e vendendo em momentos de quedas segundo os critérios já delineados.

Outro auxílio está no RSI, a ferramenta aponta um momentum de ganhos e perdas e estabelece o sobrevendido em 30 e o sobrecomprado em 70.

Atualmente a ferramenta está em queda e a linha demarca 38. A movimentação é clara de queda, mas também ainda está respeitando as possibilidades de toques no suporte feito recentemente.

Agora falando do Estocástico, podemos analisar um momentum que comprar o preço de fechamento do ativo com o intervalo de preços durante o período de tempo que estamos analisando, ou seja diário.

A ferramenta indica sobrevenda em 20 e sobrecompra em 80.

o cruzamento das linhas da ferramenta foram feitas dias anteriores e agora as linhas demonstram queda.

Por fim, queremos avaliar o indicador Williams, que mede um percentual de compras e vendas numa média de períodos em 14 dias. Ao estar acima de -20 existe uma sobrecompra, e ao estar abaixo de -80 existe uma sobrevenda.

No gráfico a ferramenta demarca 68 e está em linha de queda.

Agora vamos ver até onde a queda vai.

Fibonacci

A ferramenta de Fibo divide matematicamente por proporções de ciclos, deste modo, ao ligar topos e fundos, temos uma correspondência numérica que é aplicada nos ciclos financeiros.

Temos os correspondentes de 23.6%, 38.2%, 50%, 61.8% e 100%. Os níveis de 50 e 61,8 são os mais seguros para reversões.

Deste modo, fiz uma ligação de pontos entre os valores de baixa em 11.770 aproximadamente e 5.873 aproximadamente. Veja o gráfico.

 

Sobe ou Desce no Bitcoin ?
Sobe ou Desce no Bitcoin ?

 

O ponto de 61.8 está em 8183 aproximadamente, atualmente os preços já estão mais baixos, podendo indicar uma reversão a qualquer momento.

Considerações Finais

Seguindo estritamente os indicadores, não temos como estabelecer um ponto atual de compra ou venda, no sentido de imediato, mas claro que podemos indicar algumas ideias.

A maioria das ferramentas de confirmações e as formações de velas e gráficos, pelo menos no analisado de modo diário, indica queda atual de preços.

A ferramenta de retração de Fibonacci nos dá uma margem de possibilidade de extensão dessa queda, segundo o indicador, o melhor momento de reversão estaria em 8.183, no entanto, os preços já estão baixando ainda mais. Existe uma parcela de normalidade ao se tratar do acontecimento recente com problemas em uma das grandes Exchange mundiais que é a Binance, sendo assim, parte das quedas podem estarem sendo causadas por influentes circunstanciais.

Deste modo, o melhor ponto de entrada ao meu ver, mas com muito cuidado mesmo, seria no suporte próximo em aproximadamente 7.300 , realmente é um suporte favorável analisando os correlativos instrumentais e gráfico, mas existe muito risco envolvido, não dá para dar uma certeza definitiva do que fazer ou como proceder futuramente, neste momento todo cuidado é pouco.

A moeda ao meu ver também está numa perspectiva forte de lateralização com acentuação de queda, isto é o que define suas movimentações atuais.

Em geral, nós utilizamos aqui diversos indicadores que captam diferentes estruturas do mercado, como volatilidade, oscilação, volume, força de compradores e vendedores, ação de preço, percentual de aberturas e fechamentos de preços, capitalização de mercado.

Contudo, foi possível ter uma visão geral e estruturada das movimentações até o momento presente e a atualidade de negociações, bem como uma pequena representação futura de preços.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016