• Home  
  •   
  • Curiosidades  
  •   
  • Você é calouro no Instituto? Confira essas 5 dicas fundamentais  

Você é calouro no Instituto? Confira essas 5 dicas fundamentais

Publicado em 29 de Novembro de 2017 às 16h

 

Nada no mundo nos traz tanta satisfação como aquela sensação de missão cumprida. Certamente, ingressar em um Instituto Federal nos proporciona esse sentimento. Depois de muito esforço em busca da vaga desejada, finalmente acontece a esperada festa de inicialização estudantil no mundo ifano. 

Portanto, curta essa fase, pois ela passará rápido e logo você se lembrará com saudade da época em que era calouro. 

Contudo, não só de festas e felicidade se vive um Ifano — também é preciso estudar muito! Pensando no seu bem-estar, o IF Obscuro listou aqui 5 dicas incríveis que todo calouro deve seguir para aproveitar com produtividade uma das melhores fases da vida. Confira!

1. Aproveite as oportunidades

Explore ao máximo tudo que o Instituto pode lhe oferecer. Vá aos congressos e simpósios propostos, faça uso da biblioteca e não seja um daqueles estudantes que passam 4 ou 5 anos no IF sem sequer ter entrado na biblioteca, pois, além de ser um ótimo lugar para estudar, você pode economizar muito utilizando os livros da instituição. Envolva-se de verdade com os acontecimentos acadêmicos.

2. Faça estágios

Quer ser um bom profissional? Então, coloque em prática seu conhecimento teórico através dos estágios. A maioria dos IF's possui núcleos de pesquisas que ofertam vagas para os alunos interessados em praticar. Inicialmente, são estágios não remunerados, mas que costumam abrir portas para outros estágios com remunerações bem atrativas.

Além de desenvolver suas aptidões e te ajudar a escolher qual área seguir na profissão, você ainda descolará uma graninha para ajudar nas despesas.

3. Seja pontual

Mesmo se seu professor não tiver problemas com atrasos, se atrasar é desrespeitoso, e você pode perder algo. Levante cedo, a fim de se preparar para as aulas.

4. A profundidade do conteúdo é bem maior do que no colégio. 

Muitos alunos chegam ao IF acostumados a tirarem boas notas apenas assistindo aulas, sem estudar em casa. Não se iluda! Organize-se e garanta um horário diário para estudo e não deixe a matéria acumular para as vésperas das provas.

5. Não deixe para fazer projetos e trabalhos na véspera.

 Calouros tendem a subestimar o tempo necessário para realizar determinadas tarefas. Se o professor passou um projeto no início das aulas para ser entregue no final do semestre, você provavelmente vai precisar de mais do que um dia para fazê-lo.

 

Bom essas foram as 5 dicas, mas ainda vou atualizar o post colocando mais coisas 😀

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016