• Home  
  •   
  • Notícias  
  •   
  • Diamante de 700 quilates encontrado pelo pastor foi leiloado hoje por 6,5 milhões de reais  

Diamante de 700 quilates encontrado pelo pastor foi leiloado hoje por 6,5 milhões de reais

Publicado em 5 de Dezembro de 2017 às 15h

O chamado "diamante da paz" foi colocado à venda pelo governo de Serra Leoa e comprado nesta segunda-feira (5) por US$ 6,53 milhões (equivalente a R$ 21 milhões), em uma transação que pretende pôr fim à era dos famosos "diamantes de sangue".

O comprador é o joalheiro britânico Laurence Graff, informou em uma entrevista coletiva em Nova York, Martin Rapaport, presidente do Rapaport Group, que organizou a venda e se comprometeu a não obter comissão.

A pedra de 709 quilates, encontrada em março, é a maior descoberta em Serra Leoa em meio século e está entre o 10º e o 15º maior diamante já encontrado no mundo, disseram especialistas.

aO diamante foi encontrado por uma companhia dirigida pelo pastor evangélico Momoh, que o entregou ao governo na esperança de poder organizar a sua venda para obter mais lucros e financiar um potencial desenvolvimento em Serra Leoa.

O preço da venda foi inferior ao proposto em um primeiro leilão, em abril, em Serra Leoa: 7,1 milhões de dólares. Essa operação foi cancelada pelo governo, que achou o valor insuficiente.

"Quem sabe estamos lidando com o preço da transparência", disse Rapaport.

A mineração ilegal e a venda dos chamados diamantes de sangue foram as maiores fontes de conflito em muitos países da África, incluindo Serra Leoa, lembrou o presidente Ernest Bai Koroma no leilão.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016