• Home  
  •   
  • Sa?de e beleza  
  •   
  • Levantar várias vezes para fazer xixi pode significar doença séria  

Levantar várias vezes para fazer xixi pode significar doença séria

Publicado em 28 de Novembro de 2018 às 09h

Você é do tipo de pessoa que faz xixi várias vezes durante o dia? Calma, pode ser que você não tenha um problema tão grave, mas é preciso estar atento. Entretanto, se a vontade de fazer xixi é mais frequente durante a noite, então esse pode ser um sinal mais alarmante.

Algumas pessoas chegam a levantar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro e por isso, acordam cansadas. Se você toma muito água antes de dormir, essa pode ser uma das razões. Entretanto, se você não ingeriu tanta água e mesmo assim levanta diversas vezes durante a noite para ir ao banheiro, então fique atento pois você pode estar com noctúria.

Noctúria

A doença afeta principalmente idosos, com mais de 60 anos. As causas da doença são várias, desde um descontrole hormonal até infecções urinárias. É preciso buscar um urologista para investigar as verdadeiras causas e realizar o tratamento adequado. Em mulheres, a noctúria pode também ser um sinal da menopausa e até mesmo de uma atrofia vaginal.

Quando visitar o médico é importante fornecer informações sobre a rotina urinária noturna. Pode parecer estranho, mas se conseguir fazer um diário que diga quantas vezes você se levantou durante a noite para urinar, com certeza, isso já ajudará o médico no diagnóstico.

Vontade de fazer xixi

Nosso corpo é muito inteligente e possui mecanismos que nos avisam sobre a hora de urinar. Geralmente, o aviso é enviado para o cérebro quando nossa bexiga acumula 150ml de urina. E a vontade vai ficando cada vez maior até que a bexiga assuma o seu limite que é de 500 ml.

No entanto, é possível que nossa bexiga envie o comunicado para o cérebro antes da hora. Isso ocorre quando estamos com algum distúrbio urinário. Pode estar ligado a algum problema hormonal, de diabetes, problemas na próstata ou até de saúde própria renal. Por isso, é preciso estar sempre atento aos nossos hábitos urinários, para evitar que doenças que afetem o trato se agravem.

E aí, você anda acordando muito durante a noite? Comenta aqui com a gente o que achou da matéria e aproveita para compartilhar com aquele amigo que sempre reclama que não dormiu bem à noite porque levantou muito para ir ao banheiro.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016