Qual diferença entre o soro e a vacina

Publicado em 24 de Novembro de 2018 às 20h

Sempre quando vamos ao hospital os medicos nos recomendam soro, vacina ou remédios mas uma grande porcentagem de pacientes talvez incluindo você não sabe a real diferença entre a vacina eo soro. Talvez você so saiba que a vacina e tomada por injeção e algums tipos de soros são aplicados na veia ou até mesmo ingeridos.

A difernça está na forma que eles agem em você e com qual intuito são indicados veja abaixo a função de cada tipo de agente.

Soro e vacina são dois agentes que atuam como imunizadores, entretanto, são usados em ocasiões diferentes, apesar de terem um objetivo comum que é proteger nosso corpo contra substâncias estranhas. Os dois produtos são fabricados a partir de organismos vivos, sendo, portanto, chamados de imunobiológicos.

As vacinas são usadas como uma forma de proteção que estimula nosso organismo a produzir anticorpos contra determinada doença. Em razão dessa característica, dizemos que a vacina é uma forma de imunização ativa.

Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.

O soro, diferentemente da vacina, não possui função preventiva, sendo usado apenas como forma de cura. Também é importante destacar que o uso frequente de soros pode causar problemas de saúde, uma vez que o corpo pode identificar os anticorpos do soro como antígenos e desencadear a produção de anticorpos contra ele.

Resumindo:

Vacina é prevenção. Já o Soro é um tipo de cura, uma vez que o organismo j[a está exposto ao antígeno e precisa de um combate rápido. Assim, enquanto as vacinas contêm antígenos e induzem o organismo a produzir anticorpos, os soros já contêm anticorpos prontos.

Tipos de soros:

  • caseiro
  • É uma solução aquosa de açúcar e sal de cozinha recomendado para prevenir a desidratação, resultante de vômitos e diarréias.
  • Soro fisiológico

          Higienisação e Desidratação

         Soro glicosado

O soro glicosado deve ser considerado um medicamento, portanto, só deve ser usado sob prescrição médica.

Tipos de Vacina:

  • Existem dois tipos de vacinas, as que têm na sua composição agentes infecciosos vivos muito enfraquecidos ou inativados, e as que usam agentes mortos, alterados ou apenas partículas do micro-organismo que causa a doença.

 

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016