Corante natural pode ajudar a tratar picada de jararaca

Publicado em 26 de Dezembro de 2018 às 11h

Uma nova pesquisa do laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan, de São Paulo (SP), realizada em laboratório, mostra que a rutina, uma substância (flavonoide) comum em plantas e alimentos, como frutas cítricas, trigo-sarraceno (Fagopyrum esculentum) e fava-d'anta (Dimorphandra mollis), é capaz de proteger o organismo dos sangramentos e inflamações decorrentes do veneno da jararaca. O estudo foi conduzido por Marcelo Larami Santoro, Ana Teresa Azevedo Sachetto e Jaqueline Gomes Rosa.

A rutina costuma ser usada como pigmento vermelho para alimentos e possui com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

O efeito observado na pesquisa poderá ajudar no tratamento das picadas dessa espécie de serpente, principalmente em relação aos sintomas considerados secundários, como a formação de coágulos sanguíneos. "O envenenamento por picadas de jararaca causa problemas de coagulação, que resultam do aumento da atividade do fator tissular. A atividade do fator tissular é controlada pela enzima PDI e sabemos que a rutina tem o poder de inibir a PDI. Pensamos que seria possível usar a rutina para evitar a expressão do fator tissular nos casos de envenenamento, reduzindo assim complicações secundárias como a coagulação sanguínea", explica Marcelo Santoro, em entrevista à Agência Brasil.

O veneno da jararaca responde por cerca de 70% dos acidentes com cobras peçonhentas no estado de São Paulo. "No envenenamento, aumenta a atividade do fator tissular. No grupo de animais nos quais injetou-se veneno e rutina, verificamos que a rutina reduziu o distúrbio da coagulação, protegendo assim o organismo dos camundongos das ações de coagulação do envenenamento. No entanto, não sabemos qual foi o alvo da rutina ou de que forma ela agiu no organismo dos animais para controlar o fator tissular", comenta o pesquisador do Butantan.

Ainda de acordo com Santoro, novos estudos serão necessários para compreender melhor a atividade da rutina. "A pesquisa sugere que a rutina tem um grande potencial como uma droga auxiliar em conjunto com a terapia antiveneno para tratar picada de cobra, particularmente em países onde a disponibilidade de antiveneno é escassa", completa.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
A seguir várias soluções para seu negócio:
E-mail marketingValidação de e-mailsValidação de telefonesAtendimento via WhatsappDivulgação de produtosAnti-SPAMVárias ferramentas de marketing
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016