Mitos e verdades sobre o cabelo

Publicado em 11 de Janeiro de 2018 às 23h

Mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo. 

Tire suas dúvidas e descubra o que realmente são verdade ou mito.

 Diariamente nos deparamos com questionamentos que nos causam muita indecisão. Cortar as pontas do cabelo faz ele crescer mais rápido? Dormir com o cabelo molhado faz mal?

 O que é mito e o que é verdade sobre os cabelos? Separamos uma lista de dúvidas para esclarecer para você o que é mito e o que é verdade quando o assunto são os nossos cabelos.  

Confira  abaixo: 

 1.  Água fria dá mais brilho aos cabelos.

☑Verdade. 
O que na realidade prejudica os fios é a água quente, que estimula a atividade das glândulas sebáceas. Mesmo no inverno opte por lavar os cabelos com água morna.   

2. É necessário passar o shampoo duas vezes.

 ☑Verdade. 
A primeira lavagem do shampoo é voltada para o couro cabeludo e a segunda para o comprimento e pontas dos cabelos.   

3.  Faz mal lavar os cabelos todos os dias.

❎Mito.
 É saudável e higiênico lavar os cabelos diariamente, principalmente para quem tem cabelos oleosos. Para quem tem os fios mais secos o recomendado é lavar ao menos três vezes na semana.

 4. Adicionar vitamina ou anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer.

 ❎Mito. 
De acordo com os especialistas esses métodos não fazem o cabelo crescer inclusive eles podem até danificar os cabelos, pois esses produtos eles alteram a composição química do produto, podendo desestabilizar a fórmula. 

  5. Deve-se usar shampoo e condicionador da mesma marca.

 ☑Verdade. 
Sendo o shampoo e o condicionador da mesma marca e linha os princípios ativos terão o mesmo efeito.  

 6. Dar uma última chuveirada fria no cabelo ajuda a dar brilho? 

 ☑Verdade.
 Funciona porque a água fria ajuda a fechar as cutículas do fio, oferecendo um brilho diferenciado. A temperatura ideal para lavar o cabelo é a fria. 

   7. Dormir com os cabelos molhados faz mal.

 ☑Verdade.
 deixa os cabelos opacos e sem vida. Além de propiciar um ambiente quente e úmido no couro cabeludo favorável para o aumento de fungos e bactérias, resultando em aumento da oleosidade, formação de caspa e até mesmo queda de cabelo.  

 8. Existe influência das luas no corte de cabelo. 

Nem mito e nem verdade. 

Cortar os cabelos na lua cheia faz encher os cabelos? Será que cortar na lua crescente faz o cabelo crescer mais rápido? Minguante, faz o cabelo clarear ? Não existem estudos que comprovem a veracidade da influência das fases da lua nos cabelos.  Mas tem muita gente que não abre mão de dar uma conferida no calendário para saber se a fase da lua está propícia para um bom corte!

 9. Cortar as pontas frequentemente faz o cabelo crescer mais rápido.

 ❎Mito. 
Como esclarecido acima, o crescimento do cabelo tem a ver com a genética. Os fios nascem da raiz, ou seja, cortar as pontas não faz o cabelo crescer mais rápido. O que acontece é que quando você fica muito tempo sem cortar os cabelos os fios tendem a ficar quebradiço e secos e o corte oferece saúde aos cabelos. 

Para os cabelos crescerem mais rápido é essencial que você cuide do couro cabeludo e da alimentação. 

 10. Uma boa alimentação dá mais brilho e saúde para os fios.

 ☑Verdade.
 Produtos adequados e alimentos balanceados ajudam a garantir a saúde dos cabelos.  Se a alimentação não for saudável podemos ter problemas com cabelos, pele e muitas outras partes do corpo. Uma alimentação saudável, conciliada ao uso de bons produtos, é uma garantia de cabelos lindos. 

 11. Chapéu e boné dão caspa.

 ☑Verdade.
 Os usos constantes desses acessórios favorecem na produção de oleosidade e caspa, pois eles propiciam um ambiente abafado e cortam a entrada do sol no cabelo.  

 12. Raspar o cabelo faz o fio engrossar.

❎Mito. 
A lâmina não altera a estrutura e a composição do cabelo. Os métodos que os puxam pela raiz, como as ceras depilatórias, podem até afiná-los ou provocar falhas na região, quando repetidos muitas vezes. Mas, basta usar uma ou duas vezes uma técnica de depilação superficial, que corte o fio rente à pele, como as lâminas, para que ele volte ao normal.  

 13. Puxar o fio branco evita que outros cresçam no lugar.

 ❎Mito! 
A causa dos cabelos brancos é natural, não há como evitar. O surgimento dos fios brancos significa que os fios estão envelhecidos e isso significa uma diminuição de produção de melanina, ou seja, arrancar os fios brancos não evita com que outras nasçam.

 14- Escovas de cerdas naturais dão mais brilho ao cabelo?  

 ☑Verdade. 
As escovas com cerdas naturais, além de fazer um polimento mais fiel da fibra, distribuem melhor a oleosidade natural dos cabelos, que a gente tem mais acentuada no couro cabeludo, resultando em um brilho ainda maior que as escovas de cerdas sintéticas. 

Uma  #Dica Mara de como escová-los é  passar a escova de cima para baixo, ou seja, do couro cabeludo para as pontas do cabelo. 

15.Caspa é sinal de sujeira?

 ❎Mito.
A caspa é um dos sintomas da dermatite seborreica, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene

 16.Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?

❎Mito. 
O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira pois, a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.

 

 

 

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016