ENVELHECIMENTO PRECOCE, COMO EVITAR?

Publicado em 15 de Fevereiro de 2017 às 10h

Impossível dizer que com o avançar da idade o corpo continue o mesmo. Surgem rugas, os cabelos mudam, torna-se mais fácil adquirir peso e mais difícil perdê-lo, pelos aparecem no corpo, memória começa a dar sinais de cansaço e já não funciona mais como antes. 

Mas, afinal, o que acontece com o nosso organismo? É que o metabolismo - capacidade do corpo em queimar calorias - entra em um processo de desaceleramento, ou seja, passa a gastar menos energia para realizar as mesmas tarefas. Um exemplo disto é que quando em repouso uma mulher de 30 anos que pese 70 kg gasta até 110 calorias a menos que uma de 20 anos, que tenha o mesmo peso. E quais são os fatores que interferem neste metabolismo? A genética é um deles, o avançar da idade, pois depois dos 30 anos a taxa metabólica diminui 3% a cada década, o que torna o  metabolismo mais lento.

AMOR - BUSCANDO INSPIRAÇÃO NESTE SENTIMENTO MAIS QUE PERFEITO! 

Mas nem tudo está perdido! Basta que tenhamos uma alimentação certa para cada faixa de idade e assim contribuir para o nosso emagrecimento:

  • Dos 20 aos 30 anos - seu metabolismo está a pleno vapor e assim o nível de atividade hormonal é alto e o gasto calórico é grande - devemos consumir carnesbrancas ou vermelhas que são ricas em vitamina B12, importantíssimas para o metabolismo da gordura. Grãos integrais como semente de abóbora e arroz integral possuem fibras, que atuam no bom funcionamento do intestino e zinco, mineral que melhora as alterações hormonais que causam a Tensão Pré-Menstrual - TPM. Folhas verde-escuro, beterraba e feijão, contém ferro que é fundamental para se evitar a anemia. Frutas cítricas tais como laranja e limão, devido à vitamina C contida nelas, facilita a absorção de ferro e, como tem ação antioxidante, previne o surgimento de rugas.
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  •  TCHAU TRISTEZA... ADEUS DEPRESSÃO!
  • Dos 30 aos 40 anos - É justamente nesta fase da vida que a atividade hormonal começa a diminuir e, consequentemente, o gasto calórico. Por isto, devemos consumir maracujá e talo de alface por conter substâncias que induzem  aorelaxamento e aliviam o estresse. A linhaça dourada e a sardinha são ricas em ômega 3 e 6, gorduras com propriedades anti-inflamatórias que agem sob a célula adiposa acelerando o processo de emagrecimento. Não se esquecer das frutas, hortaliças e legumes, pois suas fibras melhoram o funcionamento do intestino e nos dão a sensação de saciedade.
  • Mais de 40 anos - Por estar em processo de declínio hormonal feminino, todo o organismo é afetado e o metabolismo desacelera ainda mais. Existe ainda a possibilidade de perda de massa muscular e o ganho de gordura abdominal. É importante o consumo de banana, laranja, tomate, por possuírem potássio e ajudar na formação de massa muscular. Incluir nozes e castanha na dieta diária representa retardar os sinais da idade devido à vitamina E presente nestes alimentos, com função antioxidante. A ingestão de soja, por conter isoflavona, que é um composto que auxilia no controle das oscilações hormonais e couve, brócolis e repolho por terem sulforafano, substância capaz de prevenir o câncer de mama, também fazem a diferença em uma alimentação diária.
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  • MULHER E A VAIDADE! 

O resultado de toda esta dieta por faixa etária terá um resultado muito mais satisfatório se vier somada à atividade física, por pelo menos uma hora, de duas a três vezes na semana, para tentar desacelerar o processo de perda de massa muscular que ocorre naturalmente com o avançar da idade, além de nos sentirmos mais bem dispostos e com muito mais energia para o desempenho das funções diárias.

Uma boa alimentação deve começar na infância, para que as crianças possam ter um desenvolvimento saudável. A realidade nos mostra que nem sempre isto é possível, aumentando a taxa de mortalidade infantil e a incidência de doenças, embora exista tanto desperdício nas cidades, que poderia estar alimentando àqueles que precisam e ao invés disto, tem como destino o lixo

"REPÚBLICA PARA IDOSOS" ALIVIANDO A SOLIDÃO DA TERCEIRA IDADE! 

Como sempre, onde falha o poder público, entra o cidadão. Fundada em 2001 por um grupo de jovens universitários com a intenção de minimizar a insegurança alimentar através do combate ao desperdício de alimentos em São Paulo e da Educação Nutricional aAssociação Prato Cheio - APC - www.pratocheio.org.br é uma organização que promove ações em conjunto com doadores eparceiros para intermediar a coleta e doação de alimentos para determinadas instituições assistenciais  por ela atendidas, arrecadando cerca de 17 toneladas de alimentos a cada mês, povenientes de diversas instituições que realizam doações de forma permanente. Os alimentos arrecadados beneficiam mais de 40 instituições sem fins lucrativos cadastradas e localizadas em municípios da Grande São Paulo, as quais atendem mais de 7.000 pessoas em situação de risco social.

NÃO EXISTE MORTE QUANDO ALGUÉM ESTÁ VIVO EM NOSSO CORAÇÃO! 

"Não há remédio melhor e mais saudável do que uma alimentação diária correta e balanceada. Saúde entra pela boca!"

Ana Porto/Sergio Honorato

Gestores 

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