A importância da vitamina C

Publicado em 31 de Julho de 2018 às 21h

O ácido ascórbico mais conhecido como vitamina C é um nutriente de grande relevância para o nosso organismo, tanto que se uma pessoa não consome a quantidade suficiente desse ácido pode acabar adquirindo uma doença chamada escorbuto, que era muito comum na idade média, causada pela carência de vitamina C no corpo. Essa vitamina é tão importante que ajuda na imunidade e prevenção de algumas doenças.

Pele

A vitamina C é um componente fundamental para a formação de colágeno, o colágeno está presente em vários tecidos do nosso corpo promovendo sustentação, bom funcionamento, boa aparência da pele e todo organismo. Pode agir também como antioxidante ajudando diminuir os sinais de envelhecimento.

Imunidade

O ácido ascórbico auxilia no sistema imunológico deixando o nosso sistema de proteção melhor, ele possui certa afinidade com os glóbulos brancos, células especializadas na proteção do nosso corpo contra possíveis invasores. A vitamina C auxilia na melhor absorção do ferro estimulando ele para ser absorvido, por isso é importante ingerir alimentos ricos em vitamina C após uma refeição rica em ferro como feijoada e outros.

Combateadegeneraçãomacular

A degeneração macular é uma doença que ataca uma área da retina chamada de mácula, fazendo o indivíduo tenha uma perda da visão central aos poucos, ela é mais comum em pessoas idosas a age silenciosamente. Muitos médicos indicam suplementos antioxidantes que contém doses altas de vitamina C para os seus pacientes, pois isso ajuda a diminuir o avanço dessa doença.

 

Escorbuto

O escorbuto também conhecido como doença dos marinheiros, foi muito comum nos tempos da idade média, onde os marinheiros partiam para as grandes navegações e ficavam muito tempo no mar sem uma alimentação rica em vitamina C. Isso levou eles a desenvolver o escorbuto, que fazia com que houvesse sangramento principalmente nas gengivas e também em outras regiões do corpo, fraqueza, anemia e outros sintomas. Com um tempo descobriram que foi por causa dessa carência que os marinheiros adquiriram essa doença e desde então era colocado junto a embarcação alimentos ricos em vitamina C como o suco da lima. Hoje em dia devido dosagem certa dessa vitamina em várias dietas, alimentos, remédios é pouco comum à sua aparência, mas ainda sim existem casos dela em pessoas com alto vício em bebidas alcoólicas e outras drogas e em pessoas idosas que são muito isoladas de familiares.

 

Principaisfontesdevitamina C

Laranja        kiwi

Acerola       tangerina

camu-camu    limão

Goiaba        morango

Dosesdiáriarecomendada

A recomendação de ingestão diária é de aproximadamente 45 mg/ dia para adultos saudáveis, 30 mg/dia para crianças de 1-6 anos e 35 mg/dia para crianças de 7-10 anos. A ingestão de ácido ascórbico muito acima do recomendado é excretada pelo nosso corpo, além disso o uso de altas doses por um período longo de tempo pode trazer sérios riscos aos rins.   

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016