CURSOS ON-LINE GRATUITOS! APRENDA DE GRAÇA E SEM SAIR DE CASA!

Publicado em 17 de Fevereiro de 2018 às 22h

A rede mundial de computadores, mais conhecida como internet, surgida nos meios militares em plena Guerra Fria, logo ganhou usos mais benéficos, conectando universidades e pesquisadores e chegando, contemporaneamente, ao acesso de qualquer pessoa com um smartphone em um restaurante ou com um computador em uma biblioteca ou outro local de acesso público.

Mesmo que a popularização da internet tenha trazido aspectos negativos, como a disseminação de informações, dados e notícias falsas, também possibilitou novos meios de acesso à aprendizagem.

Na atualidade uma série de cursos está disponível na internet, sendo possível concluir o Ensino Médio ou fazer uma graduação ou, até mesmo, uma pós-graduação! Esta modalidade de ensino normalmente é conhecida pela sigla EAD (Ensino à Distância). Uma infinidade de cursos é ofertada diariamente pela internet. Muitos desses cursos são pagos, mas há a possibilidade de fazer cursos gratuitos, conforme iremos exemplificar aqui!

 

Cursos de curta duração

São cursos com carga horária pequena, entre 5 a 50 horas. Normalmente são cursos introdutórios de um tema ou de aperfeiçoamento. São cursos interessantes para quem quer conhecer algum tema que nunca viu, além de poder ser apresentado como hora complementar, atualmente solicitado em muitos cursos de graduação! Entre as instituições que ofertam cursos gratuitos com certificação, podemos destacar:

Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Instituição vinculada ao Ministério do Planejamento, Gestão e Desenvolvimento do Governo Federal, com que oferta aperfeiçoamento e capacitação a servidores públicos federais, mas que oferece cursos gratuitos sem tutoria para o público em geral. É necessário somente fazer um cadastro no site da escola e aguardar a abertura de turma do curso pretendido. Entre os temas dos cursos ofertados é possível encontrar Introdução à Gestão de Projetos, Noções Gerais de Direitos Autorais e Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal.

Instituto Legislativo Brasileiro (ILB)

Instituto vinculado ao Senado Federal que, semelhantemente à Enap, existe para ofertar aperfeiçoamento e capacitação para os servidores públicos vinculados aos poderes legislativos. Ofertam cursos gratuitos sem tutoria, tais como Relações Internacionais: Teoria e História, Doutrina Política: Socialismo ou Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico. Também é necessário fazer um cadastro.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Instituição pertencente ao Sistema “S”, entidades de serviço social, mantidas por empresas. Como o próprio nome diz, o Sebrae apoia micro e pequenas empresas, assim como a empreendedores. Nesse sentido, oferta cursos gratuitos vinculados ao empreendedorismo, por exemplo, Como formalizar o seu negócio, Como reconhecer características empreendedoras ou Aprender a empreender. Basta fazer seu cadastro.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Fundação renomada de pesquisa e ensino. Oferta cursos gratuitos para o público em geral. São diversas áreas, tais como Conceitos e fundamentos do marketing digital, Conhecimento, Saber e Ciência ou Como Gastar Conscientemente. É só se cadastrar e fazer o curso que preferir.

Instituto Prominas

Grupo privado de ensino que oferta gratuitamente cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Educação, Direito, Saúde, Engenharia, entre outras. Você faz seu cadastro e escolhe o curso que mais lhe interessa. Para fazer um segundo curso é necessário indicar os cursos para amigos. Com cinco amigos se matriculando nos cursos gratuitos, você recebe um código promocional e pode fazer outro curso, limitado a 10 cursos por correio eletrônico cadastrado.

 

Existem outras instituições e opções de cursos on-line gratuitos, basta buscar no Google, por exemplo.

Num próximo artigo traremos outras modalidades de cursos on-line gratuitos para você!

 

* Nathan Belcavello de Oliveira é Geógrafo e Professor de Geografia. Diretor do Portal Geoblog, da Geodiálogos: Revista Eletrônica de Diálogo e Divulgação em Geografia e dos blogs Oportunidades em Geografia e Eventos de Geografia, além de pesquisador em Grupos de Pesquisa no Brasil e na Argentina.

O Passe Digital é um site colaborativo de artigos, e seu conteúdo é de responsabilidade de seus autores. O site Passe Digital não compactua com qualquer prática ilícita, ou com a publicação de conteúdo que viole direitos autorais. Havendo qualquer denúncia acerca dessa postagem, por favor nos informe clicando aqui.
Fale conoscoComo colaborarQuem somosVersão mobile
Passe Digital - um produto da LinkWS - desde 2016